Construir a própria casa é o desejo de grande parte das pessoas, mas construir a casa que sempre imaginou é um sonho ainda maior. Muitas vezes, quando nos vemos diante da possibilidade de realizar o nosso projeto, surgem algumas questões de como construir a nossa casa, e a principal dificuldade prende-se com a questão: “será que vou dar conta de todo o processo?”.

A resposta é SIM! Desde que faça um bom planeamento e conte com profissionais com capacidade para o ajudar a preparar todas as etapas necessárias, desde a compra do terreno para implantar a casa, a montagem de todo o processo burocratico até à mão de obra para a construção com entrega “chave na mão”.

O que fazer para obter a licença de construção e iniciar a obra:

  • Escolher o local para viver e procurar um terreno que cumpra com as especificações da casa que idealizou. Verificar na caderneta predial a área de implantação e área total de construção ou, se aplicável, no alvará de loteamento.
  • Contratar um Topógrafo habilitado para efetuar um levantamento topográfico do terreno.
  • Submeter um estudo de viabilidade, PIP (pedido de informação prévia), ao departamento urbanístico da Câmara Municipal da localidade. Este pedido não é obrigatório, mas é especialmente útil para terrenos que não se integrem em loteamentos.
  • Elaborar o projeto de arquitetura e submete-lo à Câmara para aprovação. Este projeto define entre vários pormenores, as plantas da sua habitação, cortes, pormenores de execução, caderno de encargos, desenhos de pormenores, medições e orçamentos, cálculos, prespetivas, entre outros. Após aprovação submete-se os projetos das especialidades, ligação do saneamento, ligações dos serviços da água, eletricidade e gás à rede publica, entre outros.
  • A Câmara procede à apreciação dos projetos de obras de edificação e dá a licença de construção.
  • Contratar uma empresa de construção que esteja de acordo com o seu projeto e com o seu orçamento.
  • Contratar um Engenheiro Civil que será o responsável pela supervisão e pelo Livro de Obra, sendo ele também que dá a obra por terminada.