O sistema de construção em LSF apresenta diversas vantagens para o cliente e para o planeta:

Ecológica – Redução dos resíduos na construção, comparativamente à construção tradicional, uma vez que são utilizados materiais facilmente recicláveis. Essa diferença proporciona uma significativa economia com estrutura e fundação e uma redução significativa na emissão de CO2 na fabricação e montagem dos materiais utilizados, comparativamente ao método tradicional.

Anti Sísmica – Devido à tecnologia aplicada na construção, a capacidade de torção da estrutura é extremamente eficaz às mudanças da crosta terrestre. Os painéis OSB (Oriented Strand Board), placas aplicados na construção, ofereçam também grande resistência a terramotos, tempestades e tufões, aumentando a resistência mecânica ao ser usada como contravento da estrutura de aço. (Mesmo não fazendo grande diferença em Portugal, é uma amostra do desempenho do sistema)

Segura – Na estrutura em LSF a segurança é proporcionada pelo aço galvanizado em perfis e vigas com espaçamentos de cerca de 60 cm. Esta estrutura, mesmo sendo leve, torna-se mais resistente a terramotos, uma vez que as paredes exteriores atuam também como estrutura do edifício, repartindo todo o peso pelas placas e andares, distribuindo as cargas pelo perímetro da estrutura, que reforçada pelo revestimento de placas estruturais, diminui o risco de quebras e fraturas.

Eficiência Termo Acústica – As paredes são isoladas com lã de vidro ou lã de PET garantindo alto desempenho termo acústico resultando em benefícios básicos, mantendo no dia-a-dia dos moradores, a temperatura interna mais estável e por consequência, uma redução económica de energia com climatização. Este isolamento diminui significativamente a propagação das ondas sonoras, quer do meio externo para o interior da habitação, como de uma divisão para a outra, proporcionando um excelente conforto acústico.

Eficiência Energética – O revestimento interno das paredes exteriores em poliuretano projetado e a aplicação da membrana especial na estrutura externa, impedindo a entrada de humidade e permitindo a transpiração da edificação, funcionando como a pele humana e evitando dessa forma problemas com mofo e infiltrações, resultam na atribuição da certificação energética de “Classe A”.

Tempo de construção – Em média 12 meses para a conclusão da obra. A leveza dos materiais, pese embora as suas dimensões, é um fator crucial para fazer diminuir o tempo de construção, aliado ao sistema mecânico de fixação rápido, eliminando os tempos de secagem do cimento. A facilidade na inserção das tubagens, entre outras técnicas inovadoras, ajudam a baixar consideravelmente o tempo de construção.

Valor de venda – Atendendo a todos os fatores envolvidos e não esquecendo todos os beneficios imediatos e futuros, este tipo de construção é efetivamente mais vantajosa do que as construções tradicionais que resultam num visual semelhante e por vezes superior em precisão e qualidade.